6 mitos sobre o emagrecimento

Descubra a verdade sobre a perda de peso! Desmascare mitos sobre emagrecimento e alcance seus objetivos com dicas reais.

No Brasil, existem muitas pessoas que desejam perder peso. Prova disso é a última Pesquisa Nacional de Saúde, que confirmou que 60,3% de brasileiros acima de 18 anos apresentam excesso de peso, ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas. Neste cenário, surgem muitos mitos sobre o emagrecimento.

Você já deve ter ouvido por aí alguma dica ou receita infalível para emagrecer, não é? Muitas delas são tão repetidas que chegam a ser consideradas regras. Assim, ninguém se pergunta sobre a veracidade do fato. 

No entanto, muitas dessas dicas não passam de mitos sobre o emagrecimento, que, além de não ajudar na perda de peso, ainda pode ser prejudicial. Por isso, é fundamental buscar informações corretas de profissionais especializados no assunto. 

Deste modo, você perderá peso e irá conquistar o resultado que deseja. Pensando nisso, este artigo apresenta 6 mitos bastante difundidos sobre o emagrecimento. Acompanhe!

1. Comer de 3h em 3h

Muitas pessoas acreditam que comer a cada três horas acelera o metabolismo, o que contribui para a perda de peso. Contudo, este é um dos maiores mitos sobre emagrecimento espalhado por aí.

Na prática, não existe nenhum estudo científico que comprove essa teoria. Isso porque o que realmente faz diferença é o total de calorias consumidas no dia, assim como a qualidade dos alimentos ingeridos. 

Apesar disso, essa prática pode funcionar para algumas pessoas que, ao fazer pequenas refeições ao longo do dia, conseguem controlar a fome, mas isso depende do indivíduo e varia de acordo com cada metabolismo. 

2. Não pode comer carboidrato

Os carboidratos fornecem energia para o corpo e não devem ser vistos como vilões. Isso porque o corpo precisa de energia para garantir um bom funcionamento. Ou seja, ao diminuir os carboidratos, os músculos começam a se degradar para conseguir energia.

Sendo assim, a pessoa até pode perder peso. No entanto, ela está perdendo músculos em vez de gordura. Além disso, ao diminuir ou eliminar o carboidrato, a quantidade de proteína animal, gordura saturada e colesterol tendem a aumentar.

Portanto, este hábito pode causar doenças como problemas cardíacos e pedras no rim. Na prática, apenas os carboidratos refinados precisam ser eliminados, como a farinha branca e o açúcar refinado presentes em alimentos industrializados.

3. O metabolismo acelera no inverno

Não há nenhuma evidência científica que comprove este aceleramento do metabolismo em épocas mais frias. Na verdade, algumas pessoas costumam comer mais em temperaturas mais baixas. 

Isso porque o corpo gasta um pouco mais de energia para se manter aquecido em climas frios. Apesar disso, este aumento ainda é pequeno.

4. Alimentos light são indispensáveis 

Muitas pessoas que buscam perder peso acreditam que precisam incluir na alimentação determinados produtos light. Porém, este é mais um dos mitos sobre emagrecimento. Isso porque, apesar de apresentarem certa redução calórica, a maioria inclui uma alta quantidade de sódio e conservantes.

Isso sem falar que realizar a troca de algumas refeições por alimentos lights não emagrece quando a alimentação diária continua hipercalórica. Ou seja, produtos light são totalmente dispensáveis no emagrecimento quando a dieta possui uma quantidade correta de calorias.

Deste modo, a troca de algumas refeições por opções lights não faz efeito no emagrecimento quando a dieta apresenta muitas calorias extras. 

5. Tirar a janta emagrece

Com certeza você já deve ter escutado por aí que ficar sem jantar ou se alimentar apenas com sucos e folhas após as 18 horas emagrece, não é? Mas essa dica, apesar de já ser muito divulgada na cultura popular, não passa de mais um dos mitos sobre emagrecimento.

Vale lembrar que o excesso de peso ocorre entre um balanço geral entre as calorias ingeridas e calorias gastas ao longo do dia. Ou seja, a hora em que ela foi consumida não importa.

Isso quer dizer que, mesmo que você jante a noite, poderá emagrecer caso todas as calorias ingeridas continuem abaixo de sua necessidade diária. Além disso, longos períodos sem se alimentar pode reduzir o metabolismo basal.

Com isso, o corpo gasta menos energia e acaba afetando todo o balanço diário. Ainda vale destacar que as necessidades energéticas de cada pessoa depende de alguns fatores como sexo, idade e composição corporal.

Por isso, não é possível se chegar a um valor exato de calorias que devemos consumir por dia para emagrecer porque cada indivíduo possui necessidades diferentes. Para chegar a este número, você deve consultar um especialista como um endocrinologista. 

6. Para emagrecer é só fechar a boca

“Não emagrece porque não quer, é só parar de comer!” Na prática, o emagrecimento se trata de um processo complexo porque envolve diversos fatores como a biologia, os hormônios e a genética. 

Desta forma, nem sempre diminuir a comida, fechar a boca ou praticar jejum intermitente traz resultados. A pessoa até pode perder peso inicialmente, mas, em geral, o corpo recupera os quilos perdidos.

Por conta disso, duas pessoas que se alimentam da mesma maneira ainda assim pode ter resultados diferentes. Isto é, pode ser que um delas necessite de ajuda médica para identificar a causa do excesso de peso e, assim, alcançar o resultado desejado.

Além disso, dietas muito restritivas podem levar a carências nutricionais, queda da taxa metabólica, perda de massa magra, desequilíbrio hormonal e dificuldades na fase de manutenção do peso perdido.

Emagreça com saúde

Como você viu aqui, há muitos mitos sobre o emagrecimento ao nosso redor. Mas emagrecer com saúde é possível e reconfortante. Você pode eliminar os quilos indesejados e se tornar a sua melhor versão. 

E, caso você não esteja conseguindo sozinho, entre em contato comigo e conheça mais sobre o AME-SE, nosso programa de emagrecimento eficiente para o seu tipo de metabolismo. Isso porque nosso atendimento é personalizado conforme suas necessidades.

Rolar para cima
×